Plugins que facilitam e ajudam a melhorar a mixagem e a masterização das suas produções

Você quer melhorar suas mixagens, masterizações e a qualidade das suas produções no seu estúdio ou homestudio e estes plugins vão te ajudar.


Se ainda não conhece estes plugins e está começando, ou está com dificuldades para mixar e masterizar com resultados mais profissionais, conheça esses ótimos "auxiliares" que a Izotope criou.

Neutron 3

Seu-navegador-não-é-compatível-com-esta-imagem-plugin-como-melhorar-minha-mixagem

O Neutron 3 da iZotope é um plugin de mixagem muito inovador, o seu inteligente “Mix Assistant” vem com 2 funções macro:

Track Enhancer - Essa função analisa seu áudio e “adivinha” o que é necessário para torná-lo ainda melhor. Sim! rs… Ele processa seu áudio como sugestão de regulagem para você, aplicando vários processamentos como equalização, compressão e saturação.
A Izotope criou presets para serem usados em cada caso, bateria, bumbo, caixa, pratos, guitarras, baixo, vocais, enfim… Os caras realmente devem ter gastado muito tempo.
Balance - Essa função fornece um ponto de partida para o seu mix, “sugerindo automaticamente” níveis de ganho para todas as faixas da sua sessão. Sim! Regula seus volumes rs...
Ao analisar sua sessão, os elementos da mixagem são agrupados em grupos lógicos (foco, vocais, baixo, bateria e um grupo “Musical”, o restante), permitindo que você faça rapidamente ajustes às sugestões iniciais dele.
Com apenas alguns cliques, você pode obter uma combinação mais ou menos equilibrada, mesmo para as sessões mais complexas. Ajustes adicionais podem ser feitos por faixa no “Visual Mixer”(que também vem no pacote da Izotope ou usando os faders na sua DAW.

São sugestões do software, e você pode aceitá-las ou não de acordo com o que quer para sua música, ou utilizar como ponto de partida e fazer pequenas alterações na sugestão dada por ele.
Para quem está iniciando é um ótimo ponto de partida para começar suas mixagens.


Match Eq

Seu-navegador-não-é-compatível-com-esta-imagem-plugin-para-melhorar-a-equalizacao-da-sua-musica

O Match Eq permite equalizar automaticamente seu áudio com base no espectro, ou na resposta em frequência, de outra gravação, uma referência que você escolhe. Sim!
Ele compara com a referência e te dá as alterações necessárias para que o seu som se aproxime da referência.
Além desse pequeno “milagre”, ele é um EQ de fase linear digital, que é ótimo! E com a capacidade de usar mais de 8.000 bandas de frequências para uma correspondência muito precisa.
O Match Eq trabalha em conjunto com instantâneos de espectro (amostras) para "emprestar" o espectro de frequências de um clipe de áudio (a referência escolhida) e aplicá-lo a outro (a sua).
Portanto, basta colocar a sua referência para tocar e usar o botão “capture” para capturar instantâneos do espectro de sua referência, depois tocar o seu som e também utilizar o capture, e depois de capturar a referência (target) e o seu (Apply to), basta utilizar os botões “Amount” para a quantidade que deseja que seja aplicada para a alteração e o botão “smoothing” para suavizar ou não a alteração.


Equalizador com a função “Masking meter”

Seu-navegador-não-é-compatível-com-esta-imagem-plugin-para-saber-como-equalizar-melhor-minha-musica

Outro grande avanço da Izotope! Para quem ainda não tem “aquele ouvido” de produtor, ele ajudará a encontrar problemas de mascaramento, ou conflitos de frequências” entre os canais, que podem estar prejudicando sua mix! Sim… encontra para você rs...
A função Masking fica dentro do equalizador do neutron 3, e quando é usado em duas ou mais faixas na sua DAW, o Masking Meter usa a comunicação entre plugins para mostrar áreas no EQ onde uma faixa entra em conflito com a outra! Sensacional!
Ao ajudá-lo a encontrar e remover rapidamente esses confrontos, o Masking Meter leva você a uma mistura equilibrada e o melhor, mais rápido!


O “Tonal Balance Control”

Seu-navegador-não-é-compatível-com-esta-imagem-plugin-para-melhorar-sua-mixagem-e-masterizacao

E por último neste artigo, o Tonal balance control! O plug-in Tonal Balance Control ajuda a localizar e corrigir frequências que podem estar desequilibradas em seu mix , de modo que o áudio possa soar muito bem em qualquer ambiente de audição.
Ele mostras as áreas de frequências altas, médias altas, médias e baixas em relação à presets baseados no gênero musical ou nas suas próprias referência que podem ser carregadas por você! Sim!
Ele fará a comparação em tempo real e você pode fazer ajustes de ganhos ou equalizações enquanto visualiza as alterações em relação à referência escolhida.
Lembre de analisar em qual elemento deve fazer alterações para equiparar a referência, se estiver utilizando durante a mixagem, se na bateria, guitarras, vozes, etc...

Nos cursos de Produção musical musical estudamos abordagens destes e outros plug-ins para um melhor aproveitamento e resultado, pois não basta saber o que cada botão faz, mas também raciocinar com eles. Você encontra vídeos sobre estes plug-ins no próprio site da Izotope.

Abraço e boas produções!