Menu
Blog da Accubee
Artigo:

Como deixar a mixagem de uma música com uma cara mais profissional?
O Contraste é uma ótima opção!



Post

Alguns "detalhes" fazem a diferença na mixagem, para que a sua música tenha uma cara mais profissional!


Existem vários pontos que ajudam nessa questão e o contraste é um desses detalhes importantes na produção e mixagem de uma música.

Assim como no cinema ou em pinturas, podemos criar a ilusão de tridimensional para nossa música e por isso falamos muito em “palco sonoro” no curso de produção musical.

E este artigo é justamente sobre isso! Um “detalhe” que faz toda a diferença no objetivo de deixar a sua música com uma cara mais profissional.

No filme a superfície é a tela, nas pinturas é a tela, na música temos o campo estéreo, o "palco sonoro".
A única diferença é que, com uma tela, a altura por exemplo, já é dada simplesmente pela sua existência, enquanto que no palco sonoro, temos que criar uma ilusão de dimensão.

A figura abaixo ilustra a "imagem" que nosso cérebro faz de uma música quando a ouvimos. E buscar uma "imagem" deve ser seu objetivo durante a mixagem.

Seu-navegador-não-é-compatível-com-esta-imagem-palco-sonoro-na-mixagem

Largura, altura e profundidade?

Uma grande música, ou uma música com uma cara mais profissional é aquela em que a mixagem dá a música dimensionalidade.

Temos exceções como músicas que exigem uma abordagem bidimensional ou mais lo-fi por exemplo.
Mas em geral, uma gravação com largura, altura e profundidade é o que buscamos. Dar a música a capacidade de levar o ouvinte a um mundo diferente - criar a ilusão de espaço ajuda muito nisso.

A Altura
É um fenômeno estranho e interessante. Ouvimos o conteúdo de alta frequência (sons mais agudos) como vindo de cima, e tons baixos vindo de baixo.
Parcialmente, esse fenômeno é causado pela forma como os tons de baixa freqüência (graves) se projetam, além de outros fatores.

Mas o importante aqui é que, tendemos a ouvir o conteúdo harmônico com altas-frequências como vindo “de cima” e conteúdo harmônico com baixas-frequências como vindo de baixo.
Ao criar contraste nos extremos do espectro de freqüência, podemos fazer uma mixagem se “expandir”.
Separando elementos naturalmente brilhantes, como um chimbal, e elementos mais graves, como o baixo.

A Largura
Pense em dois sons exatamente iguais, tocando exatamente ao mesmo tempo, um em cada alto-falante.
Para nós, será um som vindo de um ponto central entre os dois alto-falantes. Isso geralmente é chamado de "centro fantasma".

O ponto aqui é a similaridade. Assim que os sons se tornam diferentes ou o tempo se torna diferente, eles começam a se espalhar pelo campo estéreo.

Quanto maior o contraste entre o que está acontecendo nos alto-falantes esquerdo e direito, mais ampla é a imagem.

Um bom exemplo é a dobra de guitarras. Se você dobrar uma parte da guitarra quatro vezes e jogar duas para um lado e duas para o outro, o resultado final geralmente não será tão amplo quanto desejado.
A chave aqui é criar o máximo de contraste possível: use guitarras, amplificadores, microfones e colocação de microfones "diferentes". Crie tons contrastantes. Isso permitirá que o ouvido ouça mais separação.

A Profundidade
Defina o posicionamento da frente para trás. Lembre-se:
Mais alto = mais perto
Menos reverb = mais perto
E claro, o contrário também terá um resultado contrário.

Comece com o nível. Tenha uma clara ideia de onde algo precisa estar em termos de volume.
Tenha em mente qual será a imagem da frente para trás enquanto define os níveis. Isso ajudará as coisas a se encaixarem muito rapidamente.

E há o reverb. A reverberação é um assunto longo, mas basta dizer aqui que, geralmente, quanto mais reverberação em um som, a tendência é esse som se afastar no nosso palco sonoro.

Alterar os tempos de pré-delay do reverb também fará com que um som fique mais perto ou mais distante. Uma maior amplitude nas late-reflections do que nas early-reflections também deixará um som mais distante.

Amplitude, pré-delay e early versus late reflections - tudo isso funciona em conjunto para dar profundidade à sua música.

Gravar o mais próximo possível do que se deseja em termos de profundidade deve ser a prioridade.
Se você quer que sua bateria “soe” mais para trás na música, coloque os “overheads” um pouco mais longe do kit. A mesma coisa com os “rooms”.

O Contraste
O foco do que falamos acima é o contraste.
Para fazer algo parecer mais próximo, algo precisará soar mais longe.
Para fazer algo parecer mais alto, algo precisará estar mais baixo.
Isso não é tão fácil quanto parece em uma mixagem de uma música com vários elementos.
Mas, quando o fizer com esse foco, notará que suas mixagens ganharão uma cara mais profissional com o tempo e prática. Faças seus testes!






Hello There!
LIMITED!
15%OFF!
GANHE UM DESCONTO DE 15% NO CURSO DE PRODUÇÃO MUSICAL ON-LINE PRESENCIAL!
Participe da nossa pesquise rápida e ganhe seu cupom com 15% de desconto para os cursos:
REGULAR ON-LINE
INTENSIVO ON-LINE


Run!! Promoção limitada as vagas disponíveis!

Cursos relacionados

O que você vai aprender hoje?



PRODUÇÃO MUSICAL
HOMESTUDIO
MIXAGEM
GRAVANDO EM CASA

FALE CONOSCO!

Utilize nossos canais para falar conosco

Mande sua mensagem

Clique aqui! Mensagem

Utilizar o Whatsapp!

Clique aqui! Whatsapp

Ou utilize Whatsapp 41999123855

ONDE ESTAMOS!

Visconde de Nacar . 1388 . Cj12
Centro . Curitiba . PR

VER NO MAPA

Email

accubee@gmail.com
sec.accubbe@gmail.com